Em um laboratório de análises clínicas, repleto de processos e informações detalhadas referentes a exames, amostras e registros de pacientes, torna-se uma tarefa árdua o monitoramento da qualidade dessas informações. A investigação retroativa, quando da ocorrência de erros, dos mais variados, torna-se um fardo ao laboratório. Perguntas como “Houve algum erro? Quem realizou? Quando? O quê e onde ocorreu?” ficam difíceis de responder sem o auxílio da tecnologia.
Sendo assim a chave para se ter acesso a essas respostas é a “Rastreabilidade”, fornecida por sistemas de informática laboratorial que a tem como uma das características mais importantes. Poderíamos abordar, também, sobre a rastreabilidade metrológica nesse artigo, porém a trataremos em outro momento.
Devemos considerar a característica Rastreabilidade como sendo a “capacidade de recuperação do histórico, da aplicação ou da localização daquilo que está sendo considerado, por meio de identificações registradas”.
Sem dúvida, esse atributo é indispensável em todas as operações realizadas em um sistema. A qualquer tempo, usuários autorizados podem ter acesso a detalhes dos processos laboratoriais, tais como identificação de pacientes, profissionais, horários, locais e procedimentos. Traz ao laboratório uma série de benefícios dentre eles podemos citar:
-Apoio na tomada de decisões;
-Aumento da produtividade da equipe e rentabilidade;
-Qualifica o atendimento ao paciente;
-Permite a otimização da performance do laboratório;
-Promove a conferência e a entrega de dados;
-Garante a qualidade e segurança da informação.
Além do mais, a rastreabilidade é um dos requisitos legais estabelecidos nas normas que regulamentam os laboratórios clínicos e teve sua importância reiterada e renovada na RDC 786 publicada em maio de 2023.
Então, respondendo à pergunta inicial e baseados nos fatos anteriormente citados, é correto afirmar que, não somente é possível ter a rastreabilidade completa em um sistema de informática laboratorial como conquistar mais reconhecimento, produtividade e lucratividade utilizando esse atributo indispensável como um de seus pontos fortes.
Escrito por Jeanine Oliva Barnasque, Assessoria Científica VFR Sistemas.
Farmacêutica-bioquímica, pós graduada em Auditoria em Saúde e Administração Hospitalar.
Referências:
- Fernandes JL, Wollinger W, Garrido BC. Rastreabilidade em medicina laboratorial: um estímulo global para resultados exatos. J. Bras. Patol. Med. Lab. 2019; 55 (4). 2. Resolução da Diretoria Colegiada, ANVISA. RDC 786, 05/05/2023.
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-rdc-n-786-de-5-de-maio-de-2023-482394228